23.3.09

:(

Esses dias eu estava pensando em tristeza. Não que eu pessoalmente esteja muito triste, não ultimamente, mas isso estava preocupando minha cabeça esse fim de semana. 

Volta um pouco, vou esclarecer. Algums dias atrás eu sai com um amigo meu e ele tava meio quieto, mas nem perguntei nada. Agi naturalmente, ri, fiz palhaçada, conversei, ficamos de mãos dadas. Enfim. E ele continuava quietão, mas falava que era só dor de cabeça. Tá, depois, fui embora pra jantar com as minhas amigas e ele me manda uma mensagem falando que tá mal e depois de eu receber manda uma mensagem que fala sobre suicídio. Bem. Aí que fiquei muito preocupada porque esse meu amigo deve ser uma das pessoas mais felizes que eu conheço e eu já vi ele triste mas não a esse ponto. Comecei a ligar e mandar mensagem, já ficando desesperada. E nada, não atendia, não respondia mensagems. E eu pensando, "now what?". Aí fiquei sem falar com ele o dia seguinte e quando ele entrou online, eu fui perguntar o que houve e aí ele começou a falar que eu era uma das razões que eu estava triste. Tá bom, eu confesso, fiquei puta quando ele disse isso porque eu não fiz nada demais, mas mais do que isso, fiquei triste e decepcionada comigo mesma. Tipo, ele é meu melhor amigo e eu sou responsável por ter deixado ele nesse estado? Bom, para só finalizar a minha história, ele está um pouco melhor agora e eu consegui falar com ele (:

Mas então, fiquei pensando em como a tristeza é algo tão poderoso, tão forte quanto - ou mais - que a felicidade. Pessoalmente, quando eu estou triste, eu me isolo e ouço músicas tristes. Se eu estiver triste por algo bobo, conto pra alguém, se for sério, eu posto no PostSecret. E acho curioso como pessoas lidam com a tristeza de formas diferentes. Conheço gente que chora, come chocolate, desabafa pra melhor amiga, não fala com ninguém. E a questão é que cada um lida com essa dor de um jeito particular. 

Mas e quem não sabe lidar com a dor? Eventualmente, chega a um ponto que não dá mais pra aguentar de tanta dor. E aí, só resta uma solução. Na real, isso não é uma solução, é um jeito doloroso de fugir de seus problemas. 

Suícidio até que é bastante comum. Confesso, até pensei nisso, mas eu me conheço, eu sei que nunca faria isso com a minha família e muito menos comigo! Sou muito jovem pra já querer acabar com tudo. Que nem aquele quote, "If you were given this life, it's because you are strong enough to live it." E eu tenho noção que minha vida não é tão horrivel assim, eu tenho uma vida ótima, não estou reclamando de jeito nenhum. É que eu estava pensado em o que eu faria se meu amigo - o do começo - tivesse se matado. Não sei se eu aguentaria viver sem ele, ele é meu melhor amigo, a única pessoa que eu conto T-U-D-O! 

Hoje, por exemplo, uma menina da minha idade ou um pouco mais velha, não tenho certeza, se matou em uma escola aqui no banheiro. Ela foi para a escola, com a arma na mochila e pensou, "Hoje é o dia que eu vou morrer." E eu fico pensando, porque que ninguém ajudou ela? Estava lendo sobre suicídio esses dias e li que todo mundo que pensa em se matar, tenta pedir ajuda de alguma forma, menciona alguma coisa sobre o que irá fazer. O problema aqui está que ninguém realmente leva a sério. Então, para quem ler isso, só quero alertar a vocês sobre isso, que suicídio é bem mais comum do que pensamos e ajude (: Leve essas coisas a sério porque se a pessoa está falando com você sobre isso, é porque ela/ele está realmente considerando suicídio. 

"If you wanna kill yourself, remember that I love you." 

(E aqui está, só por curiosidade, algumas pessoas famosas que se mataram: Kurt Cobain, Freud, Ernest Hemingway, Sylvia Plath, van Gogh, Frida Kahlo, Tchkaivosky e Virginia Woolf) 

1 comment:

ágatha -* said...

aaaaaaamei o seu blog!!
passa no meu e deixe um comentário!
obrigadaa